O que é um ultra-som de próstata?

Um ultra-som de próstata é, essencialmente, um ultra-som que é realizado na próstata. Como acontece com qualquer tipo de procedimento de ultra-som, o objetivo é usar ondas sonoras para obter imagens claras dos órgãos internos encontrados em uma determinada área do corpo. No caso da próstata, este tipo de tratamento pode ajudar a revelar qualquer irregularidade na forma da próstata, bem como revelar se um aumento da próstata esteja presente.

A fim de realizar uma ultra-sonografia da próstata, uma pequena sonda é inserido no ânus. Como as ondas sonoras começam a se mover através da parede do reto, imagens da próstata começam a aparecer. Usando esse tipo de diagnóstico por imagem torna possível determinar rapidamente se alguma alteração no tamanho ou formato da próstata existe. Ao contrário de décadas passadas, não há necessidade de submeter o paciente a raios X ou um procedimento cirúrgico invasivo para coletar dados sobre o status atual da próstata.

Usando um ultra-som de próstata para diagnosticar a doença da próstata e, possivelmente, descobrir a origem dos sintomas o paciente está apresentando vários benefícios. Primeiro, a imagem fornece informações em tempo real. Não há necessidade de esperar pelos resultados do teste para voltar ou para raios-X a ser desenvolvido. O médico assistente não pode apenas observar o tamanho e forma da próstata, também é possível ver como a próstata está funcionando bem.

Em segundo lugar, um ultra-som de próstata é muito mais confortável do que mais velhos métodos de análise e diagnóstico de problemas com o órgão. A sonda é pequeno o suficiente para a posição, sem dor e, muitas vezes nem sequer esticar os músculos do esfíncter ao ponto em que o paciente sente que ele está prestes a tornar-se incontinente. A partir desta perspectiva, o exame é mais confortável, tanto físico e um ponto de vista psicológico.

Além disso, a rápida detecção de problemas com a forma eo tamanho da próstata, o exame também pode tornar mais fácil para o médico identificar a presença de nódulos que poderiam indicar a presença de câncer. Observando-se o de próstata em tempo real também pode ajudar o médico a diagnosticar problemas de infertilidade relacionada à função do órgão.

Se o ultra-som de próstata revele qualquer massa que requer uma biópsia, há uma boa chance de que uma amostra pode ser colhida através de um procedimento de biópsia de agulha. A ultra-sonografia pode ser usada para guiar a agulha para o local apropriado e coletar amostra de tecido que pode ser testado em um laboratório.

Actualmente, não existem efeitos secundários conhecidos para ter um ultra-som de próstata. No entanto, homens que se submeteram para remover a porção final do intestino ou do reto normalmente não são considerados bons candidatos para este tipo de exame. Isso ocorre porque a colocação do equipamento de ultra-som no local apenas o direito no reto é essencial para a obtenção de imagens da próstata em ângulos diferentes.

patopor.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário