Candidíase no homem

Balanopostite é uma inflamação conjunta da glande e prepúcio (balanite é inflamação da glande, postite; inflamação do prepúcio) desencadeada por diversos fatores. Os mais comuns são conseqüencias de fenômenos irritativos como hábitos higiênicos inadequados dos genitais.
  

Nos casos irritativos há depósitos de restos de descamação celular, chamado deesmegma, o qual promove a irritação. Ainda dentro desta causa, está o uso de agentes irritativos para limpeza do pênis, sendo aconselhável o uso de produtos neutros (por exemplo: sabão neutro).





Outras causas importantes são as infecciosas como um fungo chamado Candida albicans,germe existente do organismo humano( por isso não se pega e nem é transmissível). Assim como os outros fungos, ele se aproveita do local quente, escuro  e úmido existente entre a glande e o prepúcio. Esta doença é mais comum em algumas situações especificas como: obesidade, diabetes, uso prévio de antibióticos e indivíduos com baixa imunidade.

Tanto causas irritativas quanto as causas infecciosas causam coceira, 
Portanto para prevenção desta doença é necessária principalmente a higiene adequada do pênis. Um urologista deve sempre acompanhar o tratamento (que é baseado na causa); afinal, ele indicará as medicações adequadas para cada caso(normalmente anti-fúngicos orais e tópicos), medidas comportamentais( higiene adequada, evitar excesso de umidade, evitar lavar em excesso) e avaliará a necessidade de se realizar um procedimento cirúrgico(postectomia) para remissão completa da doença(objetivo da cirurgia é retirar a pele fragilizada e acometida por infecção).

No caso abaixo a cirurgia foi realizada e houve melhora completa dos sintomas.



Ao contrário do que muitos pensam, a candidíase no homem não causa dificuldade para a mulher engravidar, não causa câncer  e nem afeta a gestação.


http://drandre.site.med.br/index.asp?PageName=Balanopostite-20-28Candid-EDase-29

Nenhum comentário:

Postar um comentário