O que é ânus imperfurado?


O ânus imperfurado é uma malformação congênita relativamente comum (incidência de 1:1500- 1:5000 nascidos-vivos). É decorrente da interrupção ou anormalidades no desenvolvimento embriológico do ânus, reto e trato urogenital.

O seu diagnóstico no período pré-natal é raro e o percentual de óbito elevado. E é comum que a criança que nasce com ânus imperfurado apresente alguma anomalia adicional como anomalias vertebrais e atresia anal. Aquelas que sobrevivem a malformação devem ser submetidas a cirurgia de reconstrução anorretal após os 6 meses de idade. 

Antes da cirurgia de reconstrução anorretal é realizado colostomia (abertura cirúrgica na região abdominal que conecta o intestino grosso com o meio externo para a eliminação das fezes). A colostomia será fechada quando a cirurgia de reconstrução anorretal for realizada e devidamente cicatrizada.

As consequências mais prevalentes após a cirurgia de correção são incontinência fecal e constipação. O tratamento é geralmente longo e carece de uma equipe multiprofissional devido a complexidade do caso.

O fisioterapeuta é um dos profissionais que deve compor a equipe de reabilitação do paciente que foi submetido a cirurgia de correção de ânus imperfurado, visando trabalhar a cicatriz cirúrgica; promover um treinamento dos músculos do assoalho pélvico, especialmente o músculo elevador do ânus;  auxiliar na adequação do funcionamento vesical e intestinal.

http://thaisuroginecologia.blogspot.com/2011/12/o-que-e-anus-imperfurado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário